Como fazer espuma fria para seu café?
A tendência duradoura do espuma fria está aqui para provar seu sucesso em diversas formas. O espuma fria consiste em uma cobertura fofa e aerada, feita com leite batido a frio (sem aquecimento), que flutua sobre bebidas geladas como uma das nuvens alegres do Bob Ross. Geralmente preparado com leite desnatado, é comumente ligeiramente adoçado.
Mas, tão suave e agradável… tem certeza de que o espuma fria não é apenas chantilly?
Um exemplo popular, o Espuma fria da Starbucks, é feito com leite desnatado adoçado e batido, sendo considerado por muitos o ideal platônico de espuma fria. Alguns fornecedores de café podem usar creme de leite para obter um efeito semelhante. Não vamos chamar isso de trapaça diretamente, mas é uma forma de trapaça. Como o espuma fria geralmente é adoçado, lembre-se de que você não está exatamente consumindo uma bebida dietética, mesmo que o local que oferece o espuma fria use leite desnatado.
Como o espuma fria difere do espuma quente? Um engraçadinho, hein?
Bem, está frio, para começar. Mas, mais seriamente, o “espuma fria” é preparado a frio e também servido frio, o que o torna mais adequado como cobertura para bebidas geladas, como cold brew, lattes gelados e até mesmo bebidas não relacionadas ao café. Geralmente, é uma espuma mais volumosa do que a microespuma apertada e elegante que é tradicional em bebidas quentes em cafeterias especializadas, onde o leite vaporizado é servido integrado ao café abaixo. O tamanho maior das bolhas no espuma fria se deve em parte à temperatura em que o leite é batido, explica o Professor Thomas Huppertz, pesquisador de leite na Universidade de Wageningen, nos Países Baixos.
“O tamanho da bolha imediatamente após o batimento está tipicamente relacionado à técnica de batimento utilizada”, diz o Professor Huppertz. “No entanto, assim que a espuma é feita, ocorre alguma desestabilização, o que resultará em bolhas maiores. Essa desestabilização é tipicamente maior no leite batido em temperatura mais baixa.”
Huppertz também observa em sua excelente palestra “A Ciência da Espuma de Leite” no Simpósio Re:co de 2014 que a espuma de leite desnatado pode ser bastante persistente, durando muito tempo sem se dissolver na bebida. Para uma bebida como o cold brew com espuma fria, isso permite que a experiência multitextural de saborear café gelado através de uma camada de espuma gelada permaneça a mesma ao longo do desfrute da bebida.
E quanto ao teor de gordura?
Por que o leite desnatado é o melhor para o espuma fria? “O leite desnatado é ótimo para fazer espumas porque é enriquecido com as proteínas do soro que estabilizam as espumas e é praticamente livre das gorduras do leite que as desestabilizam”, explica o especialista em química alimentar Harold McGee. Em termos mais simples, é fácil aerar leite desnatado – leites com teor de gordura mais alto exigirão um pouco mais de paciência e habilidade.
É possível fazer latte art com espuma fria?
Sim, é possível! Mas é mais difícil devido à estrutura geralmente diferente da espuma. Você também pode encontrar o espuma fria mais frequentemente colocado sobre o cold brew, em vez de despejado livremente sobre um espresso viscoso. No entanto, isso não impediu as pessoas de tentar criar rosetas de espuma fria.
Posso fazer espuma fria em casa?
Sim, e será mais fácil do que fazer uma microespuma vaporizada de qualidade de barista. Pegue seu leite desnatado, aquele misturador que você ganhou como presente no escritório há 10 anos, um pouco de xarope simples e baunilha. Se você não tiver um misturador, pode aerar essa mistura de leite e baunilha com um liquidificador ou um mixer de mão, ou, se for dia de treino para os braços, use um batedor ou agite o líquido em um pote de vidro ou até mesmo agite em uma prensa francesa mergulhando repetidamente para cima e para baixo! Se isso for muito exercício, uma substância que se assemelha a chantilly, mas é chamada de espuma fria, também está disponível com fabricantes de chantilly que não podiam ficar de fora dessa.
Você disse que o espuma fria vem em estilos e sabores diferentes. Quais são alguns deles?
Algumas variedades de espuma fria que conhecemos são: Vanilla Sweet Cream, Salted Caramel, Matcha, White Lightning, Pumpkin Spice, Pistachio Cream e um sabor chamado “Avalanche” na Biggby coffee, que afirma conter chocolate branco, menta, bondade e magia. Seja qual for os ingredientes adicionados (ou mágica) que você preferir, o espuma fria pode proporcionar aquele toque extra de intriga na próxima vez que você estiver com sede de algo gelado.
Leia também: 11 Dicas para Preparar um Café Melhor em Casa