O que é um Chai Latte?
O chai latte é uma bebida quente, leitosa, perfumada, levemente picante e popular em cafés por todo lugar. No entanto, apesar de ser servido em cafeterias e ter o nome “latte,” na realidade, não contém café algum.
O chai é uma das bebidas à base de chá mais antigas do mundo. Originou-se na Índia há milhares de anos e espalhou-se pelo mundo nos últimos dois séculos. No entanto, surge uma grande questão: como uma bebida apreciada na Índia por milênios tornou-se tão popular nos cardápios de cafeterias?
Aqui está uma explicação sobre o que é um chai latte, de onde veio e o que o futuro pode reservar.
COMO É FEITO UM CHAI LATTE?
Um chai latte é feito misturando leite vaporizado com chá preto infundido com especiarias. A bebida é então coberta com espuma. As especiarias utilizadas podem variar de cafeteria para cafeteria; algumas criam misturas de chai exclusivas e mantêm os ingredientes em segredo. Outras, no entanto, usam um xarope ou pó adoçado de chai, permitindo-lhes preparar a bebida rapidamente conforme a demanda.
Sebastiaan van de Venne é barista no ZwartWit Koffie em Eindhoven, nos Países Baixos. Ele explica que o chai é feito combinando certas especiarias com açúcar, água e chá preto. A receita que ele utiliza foi criada por Kristian Louwers, um ex-barista do ZwartWit.
“Quando um cliente pede um chai latte, usamos algo que chamamos de ‘elixir'”, explica Sebastiaan. “Isso é uma extração de todas as especiarias que usamos em água, chá preto e açúcar.” Ele observa que isso difere um pouco da forma tradicional de preparar chai. “Depois disso, aquecemos o elixir, servimos o leite da escolha do cliente e espumamos como faríamos com um latte normal. Após despejar o leite e a espuma, finalizamos com um pouco de canela em pó, mexemos e decoramos com anis-estrelado.”
Ele destaca que, embora “as proporções de leite quente para espuma sejam as mesmas”, o chai latte não é um “verdadeiro” latte, pois não contém café expresso.
Zee é proprietária da Chai Coffee Co. em Yucaipa, Califórnia. Ela menciona que utilizam diferentes tipos de chais. Para o chai latte, o chai é “frescamente preparado” para cada xícara, e adicionam “xarope de baunilha caseiro” e o “leite da escolha do cliente”.
O QUE É CHAI?
O chai, como o mundo ocidental o conhece, tem sido cultivado na Índia por milhares de anos. A palavra chai tem origem na palavra hindustani para qualquer tipo de chá, que tem crescido na região de Assam por milênios.
Quando falamos de chai em chai lattes como uma mistura específica de chá preto e especiarias, referimo-nos ao masala chai. O masala chai é feito infundindo chá preto em água e, em seguida, misturando-o com açúcar, gengibre e leite. No entanto, outras especiarias podem ser adicionadas, como cardamomo, cravo, canela ou pimenta.
Acredita-se que o masala chai tenha surgido no subcontinente indiano entre 5.000 e 9.000 anos atrás. Algumas histórias indicam que ele se originou em uma corte real no Sião como uma bebida associada à Ayurveda, uma antiga forma indiana de medicina alternativa. As terapias ayurvédicas historicamente envolviam o uso de compostos à base de ervas, minerais e metais para tratar doenças ou dores.
Na Índia atualmente, o masala chai é geralmente preparado do zero e apreciado em casa ou nas ruas. Vendedores ambulantes ou “chaiwallahs” o preparam e vendem em barracas ao longo do dia. Frequentemente, é cozido em uma panela com folhas amassadas. Uma vez fervido, pode ser coado para remover pedaços maiores.
As primeiras formas de masala chai continham apenas chá preto combinado com especiarias e ervas. O leite foi adicionado apenas na década de 1800, graças à influência colonial britânica na Índia. Na tentativa de minar o monopólio chinês no chá, a Companhia Britânica das Índias Orientais estabeleceu um grande número de plantações para criar uma fonte de chá sob seu controle.
O consumo local de chá ou chai permaneceu baixo até campanhas promocionais financiadas pelos britânicos encorajarem as empresas indianas a oferecerem “pausas para o chá” aos seus trabalhadores. Devido ao alto custo até mesmo das folhas de chá de baixa qualidade, o leite e as especiarias foram logo adicionados para estender a bebida.
Atualmente, mais de 800.000 toneladas de chá são consumidas na Índia a cada ano. Estima-se que 30 xícaras de chai sejam consumidas para cada xícara de café. Além disso, em média, duas xícaras de chai são consumidas por pessoa todos os dias. Em toda a Índia, o chai é preparado de maneiras diferentes, sendo com ver o seu consumo com leite de búfala, já que a vaca é considerada sagrada no hinduísmo.
A história do chai latte em si é um tanto vaga. Acredita-se que começou a aparecer em cafeterias ocidentais na década de 1990, mas não há dados precisos sobre sua origem. Sua popularidade teve um aumento significativo nos últimos 10 a 15 anos e, hoje, está disponível na maioria das principais redes de cafeterias, incluindo Starbucks, Dunkin’ Donuts, Costa Coffee e Tim Hortons.
O CHAI LATTE MODERNO E VARIAÇÕES
O chai latte moderno é uma bebida que atrai muitas pessoas. Sebastiaan acredita que não há um grupo ou demografia definitiva que o prefira. Ele observa que “não há uma distinção real entre as pessoas que pedem chai”.
“Tentamos incentivá-lo quando as pessoas estão atingindo seu limite de cafeína, mas ainda querem uma bebida quente”, ele me diz. “É bom poder oferecer uma alternativa agradável, leitosa, doce e picante ao cappuccino ou latte regular deles também.”
Zee acrescenta que a bebida é “muito popular” e pedida por uma “multidão diversificada”, concordando com Sebastiaan.
Como cada cafeteria usa uma receita ligeiramente diferente ao fazer um chai latte, variações definidas são menos comuns. Geralmente, as modificações são feitas na mistura de chai, alterando o tipo ou volume das especiarias usadas. Sebastiaan diz: “Por enquanto, nossa equipe e nossos clientes estão muito satisfeitos com nosso chai, e não sentimos a necessidade de experimentar.”
No entanto, Sebastiaan observa que é possível fazer pequenas modificações para alterar a forma como a bebida é servida. Por exemplo, é possível adicionar amaretto para criar um coquetel chai quente. Despeje os ingredientes sobre gelo e você terá uma bebida semelhante a um milkshake ou frappé.
Além dessas variações, há uma versão do chai latte que é notavelmente mais popular. O “dirty chai” é feito adicionando um shot de expresso a um chai latte. Acredita-se que isso foi criado por acidente em Londres na década de 1990.
Sebastiaan diz que, ao preparar expresso para adicionar a um chai latte, procura por café com “sabores suaves de chocolate e avelã com toques de frutas vermelhas”. “A doçura desses grãos combina muito bem com o chai e cria uma bebida completamente nova”, diz ele.
O FUTURO DO CHAI LATTE
Sebastiaan me diz que acredita que o chai latte não vai a lugar algum em breve. “Temos uma pequena cafeteria com uma cozinha aberta. Quando preparamos nosso chai, enchemos a loja com um cheiro quente e picante que atrai os hóspedes. Se nunca ouviram falar antes, então fazemos um para conquistá-los.
“Tenho certeza de que os chai lattes continuarão a crescer em popularidade, e espero que mais cafeterias comecem a criar suas próprias receitas.”
No entanto, uma área de preocupação em relação ao chai latte é a quantidade média de açúcar que contém. Muitas cafeterias, especialmente as redes, os fazem com muito açúcar ou usam xarope com alto teor de açúcar.
Como geralmente contém bastante açúcar, a instituição de caridade britânica Action on Sugar afirmou que as “bebidas saborizadas quentes” como o chai latte deveriam ser “um deleite ocasional, não uma bebida ‘diária'”. No entanto, com o crescente foco do consumidor em saúde e bem-estar, podemos ver mais chai lattes feitos com menos açúcar e sabores totalmente diferentes.
O chai tem sido popular por milhares de anos. Embora historicamente fosse feito infusionando folhas de chá e misturando-as com especiarias, a maioria dos clientes de cafeterias hoje associa a palavra “chai” a uma bebida doce, leitosa e decadente.
Será que o chai latte permanecerá popular nos cardápios em um mundo onde a saúde e o bem-estar são prioridades dos consumidores? Isso ainda está para ser visto. De qualquer forma, o chai latte tem uma história rica e um sabor que muitas vezes varia de cafeteria para cafeteria. Se você ainda não experimentou e está curioso sobre o sabor, talvez seja hora de visitar sua cafeteria local.
Leia também: O que é affogato?