O que é um Macchiato de Caramelo?
O Starbucks merece crédito por elevar a popularidade do café em todo o mundo, e deixou uma marca tão poderosa na cultura do café que a empresa reescreveu o dicionário global de bebidas com seu Caramel Macchiato. Essa bebida suntuosa, semelhante a uma sobremesa, é uma bebida no estilo latte, servida quente ou gelada, feita com leite, xarope de baunilha, e coberta com espresso e molho de caramelo. As lojas do Starbucks servem esta bebida em vários tamanhos entre 8oz-24oz.
Qual é a diferença entre um Caramel Macchiato e um macchiato tradicional?
A definição tradicional de “macchiato” é um espresso com apenas um pequeno pouco de leite ou espuma (macchiato vem do italiano “marcar” ou “manchar”). É cerca de três onças. O Starbucks tomou alguma liberdade mixológica com o termo, adicionando tanto um “espresso macchiato” (tradicional) quanto um “latte macchiato” aos seus menus originais.
O Caramel Macchiato é essencialmente um latte de baunilha não muito doce coberto com caramelo. A distinção “macchiato” se deve ao fato de que o espresso é colocado em camadas sobre o leite, ao contrário do latte do Starbucks, que faz o oposto. Essa camada é especialmente perceptível em recipientes transparentes. Esta guloseima de café se tornou uma sensação tão grande que é o que muitas pessoas pensam quando pedem um macchiato em uma cafeteria. Quando recebem uma bebida de 3 oz sem xaropes aromatizados, ficam surpresas!
Como o Caramel Macchiato foi inventado?
O Caramel Macchiato foi introduzido aos fãs do Starbucks em 1996, quando a desenvolvedora de produtos Hannah Su e uma pequena equipe na sede do Starbucks pensaram na bebida como uma maneira de celebrar o 25º aniversário do Starbucks. A bebida foi desenvolvida por quase um ano antes de estrear como um item de menu por tempo limitado — que se tornou um item permanente.
Quantas calorias tem um Caramel Macchiato?
Dependendo das opções como tamanho, teor de gordura do leite e se a chantilly é adicionada ou não, um Caramel Macchiato típico tem entre 200-300 calorias. (Um Espresso Macchiato, por comparação, geralmente tem 25 calorias ou menos.)
Posso fazer meu próprio Caramel Macchiato em casa?
Sim! Receitas estão por toda a internet para ajudar a reproduzir o Caramel Macchiato no conforto da sua própria estação de café em casa. A própria receita oficial do Starbucks está aqui, e muitas receitas de imitação existem. Cada uma inclui espresso, leite vaporizado, xarope de baunilha (não extrato!) e molho de caramelo. (Não tem uma máquina de espresso em casa? Esta receita tem algumas boas sugestões sobre como preparar café comum de uma maneira que se aproxime do espresso.)
Além do Iced Caramel Macchiato, existem diversas reinterpretações do querido Caramel Macchiato, desde delícias sazonais como o Caramel Snickerdoodle Macchiato e o Caramel Pumpkin Macchiato, até o Caramel Macchiato Frappuccino!
É claro que o Caramel Macchiato é em si uma variação do Latte Macchiato do Starbucks, que deu origem a variantes aparentemente infinitas como o Starbucks Blonde Honeycomb Macchiato, o Iced Cinnamon Almondmilk Macchiato, o Chestnut Macchiato, o Cloud Macchiato e, é claro, para os amantes de café no Great White North, o Maple Macchiato — mas não há dúvida de que o Caramel Macchiato ainda é o favorito dos fãs.